Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Importante 04

PREFEITO ASSINA ADESÃO DO MUNICÍPIO

AO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA

O Ministro da Justiça, Tarso Genro, e o Prefeito Roberto Pessoa assinam amanhã, 1º, às 14 horas, na Praça do bairro Granja Portugal, em Fortaleza, a adesão oficial de Maracanaú ao Programa Nacional de Segurança Pública – Pronasci. A assinatura ocorrerá durante o lançamento do Programa Território da Paz. O convênio permitirá o recebimento mensal de recursos para manutenção e ampliação das ações de combate à violência no Município. O sistema de monitoramento por câmeras em Maracanaú será entregue nos próximos dias. Parte dos recursos para sua instalação vem do Pronasci. O videomonitoramento contará com 22 câmeras, localizadas em pontos estratégicos da Cidade. A idéia é adquirir mais 70 equipamentos de vigilância. Os postes que receberão a fibra ótica para transmissão de imagens, além das câmeras, estão sendo implantados. (MR)


DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

Amanhã é o Dia Mundial de Luta Contra Aids. A Secretaria de Saúde de Maracanaú realizará atividades educativas nos 25 postos de saúde, CAPS/ AD e Geral, na comunidade do Parque São João, e em sete unidades de ensino que participam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A programação, que se estenderá ao longo de toda a terça-feira, inclui palestras, gincanas, apresentação de peça teatral, distribuição de panfletos educativos, além de teste rápidos de HIV com resultados em 20 minutos, disponível no Centro de Testagem de HIV, que funciona no Hospital Doutor João Elísio de Holanda- HMMc. O evento se encerra com uma caminhada, às 17 horas, na Avenida II, Centro. (ST)


DEZEMBRO EMPREENDEDOR

A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, está divulgando a programação de palestras e consultorias para o mês de dezembro. As inscrições são gratuitas e os interessados precisam apresentar RG, CPF e preencher uma ficha cadastral. As palestras são ministradas pelos consultores e palestrantes do Sebrae, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. As consultorias acontecem, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Sempre voltadas para a melhoria dos negócios, os temas dessas atividades são diversificados, enfocando assuntos como empreendedor individual, empreendedorismo, gestão de finanças pessoais e o preço certo dos produtos. A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, na Av. I, n°17, dentro do Feira Center – Jereissati.(MR)


FEIRA DAS NAÇÕES

O Liceu de Maracanaú abre, amanhã, 1º de dezembro, a Feira das Nações. A partir das 8 horas, os estudantes do 9° ano vão apresentar os resultados de pesquisa e dedicação, em aproximadamente um mês, sobre as marcas culturais dos outros continentes no Brasil. Para esta tarefa, eles produziram mural informativo, painel estilizado, curtas-metragens, além das apresentações tradicionais de dança e teatro. A Feira das Nações acontecerá nesta terça e próxima quinta-feira, 3. O Liceu de Maracanaú fica na Rua Novo Oriente, s/n, no bairro Piratininga. (PL)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Importante 3

ESTOQUE DE EMPREGOS FORMAIS EM

MARACANAÚ SUPERA 40 MIL VAGAS

O volume total de empregos com carteira de trabalho assinada, em Maracanaú, aumentou 11,5% de 2007 para 2008, passando de 35.951 para 40.104 vagas. Esse resultado positivo está no balanço divulgado, recentemente, pelo Sistema Público do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Os setores da atividade econômica que tinham maior estoque de empregos formais em 2008 eram a indústria de transformação, com 24.984 vagas, seguida pelo comércio, com 5.100 postos formais, administração pública, com 4.870, e serviços, com 4.460. A construção civil dispunha de 439 oportunidades com carteira assinada, o setor de extrativismo mineral contava com 132 ocupações, a agropecuária com 65 e os serviços industriais de utilidade pública respondiam por 54 empregos. Em relação às ocupações com maiores estoques de vagas formais, tiveram destaque operador polivalente da indústria têxtil, profissão de 3.317 maracanauenses, operador de linha de produção, com 2.463 trabalhadores, professor de nível superior do ensino fundamental, com 1.856 vagas, auxiliar de escritório em geral, com 1.413 oportunidades, e vendedor do comércio varejista, cujo número de inscritos no cadastro do MTE contabiliza 1.230 profissionais. A remuneração média dos trabalhadores formais de Maracanaú estava em R$ 930,31 em 2008. (OS)


MUNICÍPIO ESCOLHE SEUS DELEGADOS

PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

Maracanaú elegeu seus oito delegados para representar o Município na Conferência Estadual das Cidades, que acontece em março de 2010. A eleição ocorreu na última sexta-feira, 20, no Centro de Treinamento do Sesi, durante a 4º Conferência da Cidade. Participaram da eleição 120 delegados como representantes da sociedade civil e do poder público. Entre os delegados eleitos, pelo poder público, estão: Andrerson Rafael Cavalcante Nunes, da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano; Nauriello Almeida de Andrade, da Secretaria de Juventude; Raimundo Wagner Silva Moreira, da Fundação de Cultura; e como suplente Élio Magalhães, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os representantes dos sindicatos foram: Maria Helena Maia Alves, do Sindicato dos Auxiliares de Odontologia; e como suplente José Augusto César Costa Mesquita, do Sisma. Entre os empresários, foram eleitos: Pedro Marcos Rosa Daniel, da CDL; e Cláudio Henrique Viana de Oliveira, da Empresa Daferro S/A, como suplente. Os movimentos populares terão como titulares Antônio Evandro Ferreira Nogueira, da Associação dos Moradores do Alto Alegre, e Glailton de Sousa Faustino, da Acobeja, tendo como suplentes Maria Alves dos Santos, da Associação Time Bom de Bola, e Jacinto Araújo da Silva, do Morhan. As entidades acadêmicas serão representadas por Antônio Cleumi do Nascimento Campos, da União dos Estudantes Maracanauenses - UEM. (EL)


DÍVIDAS COM O IPTU

DE 2004 SÃO PERDOADAS

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da lei 1.485 de novembro de 2009, perdoou os créditos tributários devidos referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, ocorridos em 2004. Esses créditos serão remitidos em 31 de dezembro de 2009. No entanto, existem duas condições para que o contribuinte tenha direito a esse benefício: o valor do tributo não pode ser superior a R$ 200 por cada inscrição municipal do imóvel; não ter sido pago o imposto até 31 de dezembro de 2009. (OS)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Importantes 2

CENTRO DE LÍNGUAS ABRE

INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA

O Centro de Línguas Estrangeiras de Maracanaú abre inscrições, nesta segunda-feira, 16, prosseguindo até o dia 20. Serão oferecidas 475 vagas nos cursos de Inglês Básico (280), Inglês Intensivo (80), Inglês Instrumental (40), Espanhol (40) e Libras (75). Podem participar estudantes a partir do 6° ano, professores e servidores municipais, além da comunidade, desde que os interessados tenham concluído Ensino Médio. Os documentos necessários são comprovante de escolaridade, de acordo com o curso ao qual deseja concorrer, e duas fotos 3x4. Os candidatos podem ir em horário comercial ao Centro de Línguas, localizado na Rua Belém, s/n, Piratininga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3371 8801. O edital está disponível no portal da Prefeitura de Maracanaú: www.maracanau.ce.gov.br/concursos. (PL)


ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES

PARA UNIVERSIDADE OPERÁRIA

Terminam, hoje, 16, as inscrições para a Universidade Operária do Nordeste. São alvo da oportunidade os maracanauenses de baixa renda, que querem voltar ao mercado do trabalho com especialização e estudos concluídos. Os critérios fundamentais para participar do processo de seleção: idade entre 24 e 45 anos, estar inscrito no Cadastro Único de Assistência Social e não ter concluído o Ensino Fundamental. Dois locais recebem as inscrições: Para os moradores do Jereissati e adjacências, o local mais próximo é o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), na Avenida Central, próximo ao Restaurante Popular. Na Pajuçara, recebe os candidatos a Escola Sinfrônio Peixoto de Morais, na Rua Júlio Mendes, n° 255. Os cursos oferecidos são eletricista de instalações industriais, soldador de solda elétrica e oxiacetileno, vendedor de comércio varejista, caixa no comércio e de operador de telemarketing ativo. (PL)


CONSELHO GESTOR DÀ CONTINUIDADE

À LEITURA TÉCNICA DO PLANO DIRETOR

A revisão do Plano Diretor Participativo continua em Maracanaú. O Conselho Gestor da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano está realizando a leitura técnica do Município, baseada nos aspectos ambientais, socioeconômico, urbanístico e mobilidade. A equipe atualiza os mapas, além de diagnosticar as necessidades da população. Após concluir os trabalhos, em março do próximo ano, será iniciada a leitura comunitária nos bairros de Maracanaú. O Plano Diretor Participativo é um trabalho que visa orientar o atual gestor e os próximos, na organização da cidade, pensando no agora e no futuro, com ações voltadas para habitação, transporte, saneamento, saúde, educação, meio ambiente, emprego e renda. (EL)


HIPERTENSÃO E DIABETES

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, está iniciando, hoje, 16, a V Semana de Detecção e Prevenção de Hipertensão e Diabetes. Pela manhã, na Praça Almir Dutra, centro da Cidade, foi realizada a Blitz da Saúde, onde a população pôde realizar exames de glicemia, verificar a pressão, receber orientações e material educativo sobre a prevenção e controle dessas doenças. As atividades se estendem até o dia 20, em todos os postos de saúde do Município. (RL)

PAJU RECEBE ESTUDANTE ---------- tem foto

DOS EUA PARA INTERCÂMBIO


O Banco Comunitário da Pajuçara – Paju – recepciona, pela primeira vez, uma estudante norte-americana para um intercâmbio universitário. Meaghan Perkins, de 20 anos, está fazendo o trabalho de conclusão do curso de Economia e Desenvolvimento da George Washington University. Por recomendação de sua orientadora, a universitária vai estudar os projetos de economia solidária no Brasil através da circulação de moedas sociais. Aqui, em Maracanaú, ela vai passar um mês conhecendo a sistemática de uso da moeda “Maracanã”.Com o valor equivalente a 1 real, a moeda permite aos moradores do Distrito de Pajuçara, obter crédito para consumo, sem juros e correção, podendo realizar suas compras nas mercearias, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos cadastrados. A universitária já presenciou a concessão de empréstimo e a abertura de conta de crédito. Visitou o Pólo de Convivência da Pajuçara, o Centro Administrativo da Prefeitura e a Assessoria de Comunicação, no Palácio do Jenipapeiro. Perto de completar de três anos, no próximo mês de dezembro, o Paju já recebeu as visitas do Governo da Venezuela, de uma comitiva de estudantes de 40 países, da UECE, da Universidade Católica de Brasília, do Governo do Acre, de uma comitiva do Município de Feira de Santana, de TV pública da Áustria e Fundação Getúlio Vargas.(MR)


SERVIDORES PODEM SE INSCREVER

ATÉ AMANHÃ EM CURSO DE GESTÃO

Os servidores da Prefeitura de Maracanaú podem, até amanhã, 17, disputar uma vaga no Curso Planejamento e Gestão por Resultados. O curso, que acontecerá nos dias 23 a 27 de novembro, em Fortaleza, é uma ação do Projeto Brasil Municípios, que é resultado de uma cooperação técnica não reembolsável entre a União Européia, o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Maracanaú é uma das oito cidades do Ceará que fazem parte do Projeto Brasil Municípios, por isso tem prioridade nas vagas da capacitação. Os interessados em participar do Curso Planejamento e Gestão por Resultados devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal – http://projetobrasilmunicipios.gov.br. A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada nesse portal na próxima quarta-feira, 18, a partir das 18 horas. (OS)


Importante

MARACANAÚ IMPLANTA MAIS UMA

AÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

O sistema de vídeo-monitoramento de Maracanaú começa a funcionar no próximo dia 27. Os postes que receberão o fibramento ótico, além das câmeras, estão sendo implantados, como informou o comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Os containers para implantação da Central de Monitoramento estão sendo montados e os guardas responsáveis pelo sistema recebem treinamento. Apesar de a segurança ser de responsabilidade do Governo Estadual, o prefeito Roberto Pessoa está atento à questão e já adotou diversas ações no combate à violência. Entre elas, Rondas Escolar e da Saúde, Ciclopatrulhamento, além da construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - AD, no Distrito de Pajuçara. Outra iniciativa importante foi a implementação da Cultura de Paz no Município, motivo de discussões, trabalhos e até edição de um livro sobre o assunto, em toda a rede escolar. Numa parceria com o Governo Estadual, Maracanaú é beneficiado com o Ronda do Quarteirão em 100% do seu território. (EL)



PREFEITURA REFORÇA ILUMINAÇÃO

PARA MAIOR PROTEÇÃO DOS CIDADÃOS

Dentro do programa de revisão e de melhorias permanente do sistema de iluminação da cidade – incluído no esforço para redução da criminalidade -, a Prefeitura de Maracanaú está realizando vários serviços. Na CE-060 e CE-065, troca de lâmpadas e de reatores; no Jereissati I, mais 29 postes com 58 luminárias potentes. No Jereissati II, as Avenidas 12 e 6 também foram beneficiadas. Desde o inicio da gestão Roberto Pessoa, parcerias com a Coelce favoreceram 23 comunidades por meio da substituição de 2 mil lâmpadas e luminárias completas, além da implantação de 2.500 novas luminárias. O mesmo trabalho foi executado, ainda, nos bairros Luzardo Viana, Conjunto Industrial e Centro. O sistema de iluminação implantado em Maracanaú é duas vezes mais eficiente que o anterior, além de ser mais econômico. (EL)



MUNICÍPIO GERA QUASE 600 EMPREGOS

COM CARTEIRA ASSINADA EM OUTUBRO

Maracanaú gerou 574 novas vagas de emprego com carteira de trabalho assinada, somente no último mês de outubro. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, no acumulado de janeiro a outubro de 2009, 2.724 novas vagas formais foram criadas no Município. É o terceiro melhor resultado no Ceará em 2009, atrás apenas dos volumes registrados em Fortaleza e Sobral. Em todo o Estado, foram abertos 50.496 empregos formais este ano, o melhor resultado do Nordeste. No Brasil, de janeiro a outubro, o saldo alcançou 1,16 milhão de empregos formais. O avanço do mercado de trabalho maracanauense teve a contribuição do Programa de Atração de Empresas da Prefeitura de Maracanaú. Com o apoio do Município, mais de 30 empresas de grande porte – dos setores industrial, atacadista e varejista – estão em instalação na cidade neste momento, com a previsão de entrarem em funcionamento até o primeiro trimestre de 2010. Esses empreendimentos vão gerar mais 4,6 mil empregos diretos e investir R$ 563,2 milhões. (OS)


Boletim ABCR

Home Page
# 36/2009

Filantrópicas passam a ser responsabilidade de ministérios OI prorroga inscrições de projetos culturais até 30 de novembro
Programas selecionados receberão verbas da empresa de telefonia
A Oi prorrogou até o dia 30 de novembro as inscrições dos projetos culturais que concorrem a patrocínios da empresa no próximo ano. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos em todo o país aprovados em leis de incentivo à cultura.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

- Artigos

- Cursos

- Downloads

- Editais Abertos

- Matérias

- Notícias

- Oportunidades

- FAQ

Twitter da ABCR
RSS
Fundação Semear promove curso de balanço social
A Fundação Semear realiza, no dia 27 de novembro, o curso de Relatório de Atividades e Elaboração de Balanço Social.
Sustentabilidade: que bicho é esse?
Por incrível que pareça, o universo das pessoas que entendem o que é responsabilidade social ou sustentabilidade ainda é muito pequeno.
Edital "Cultura e Pensamento" para debates presenciais e periódicos
Em 2009, o Programa CULTURA E PENSAMENTO lança editais para a viabilização de oito projetos de debates presenciais e a publicação de quatro projetos editoriais de periódicos impressos, a serem realizados. Inscrições até 17/01/2010.
Centro Cultural do BID busca propostas para projetos em pequena escala.
O Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento está buscando propostas para concessões de ajuda financeira em 2010 a projetos de desenvolvimento cultural de pequena escala.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Festa em homenagem aos professores e funcionários




Sábado 31/10 aconteceu a festa em homenagem ao dia do professor (15/10) e do funcionário público (28/10). A mesma contou com a participação de um pequeno grupo de participantes que se divertiram pra valer ao redor da piscina. Na oportunidade houve sorteios de brindes, brincadeiras, bingo de um ventilador e muito mais. Os participantes também tiveram o prazer de saborear um delicioso café da manhã, almoço e uma deliciosa sobremesa, foi super legal !

Festas das crianças




Nesta sexta-feira, dia 16/10 aconteceu a festinha das crianças em nossa escola. A mesma foi animada pelos palhaços que comandaram as brincadeiras. também contamos com a participação de um grupo de palhaçinhas que auxiliaram os trabalhos com as crianças. Teve pipoca, picolé, sanduíche, bomboms e até brinquedos que tornaram a festa mais gostosa. Mas, o que a meninada gostou mesmo foi de se divertir brincando na cama elástica.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Webert Mackson 16 anos

Olá, meu nome é Webert mackson, tenho 16 anos trabalho no Telecentro Edson Queiroz no turno da tarde.
Por sempre gostar da área da informática o programa Seliga foi mas uma experiência excelente, que estou tendo, afinal de contas é difícil encontrarmos oportunidades como esta, que me proporcionou uma melhor afinidade com o mundo virtual. Trabalhar nessa área é bastante gratificante pois além de aprendermos, ajudamos também pessoas a adentrarem em uma inclusão digital.

Não posso deixar de falar que o Seliga causou mudanças em minha vida profissional, pois me trouxe bastantes conhecimentos nesta parte, como também me ajudará para outras oportunidades que virão. Na verdade no começo não foi fácil, lidar com pessoas não é uma tarefa de rápido compreensão, afinal estamos lidando com pessoas de diferentes idéias e conceitos. Sem falar no relacionamento com os usuários que por minha pessoa não tenho do que reclamar, sempre tive um bom relacionamento com todos. aprendi muitas coisas, passei a olhar para sociedade com um olhar diferente, pois passei a ver coisas que como aluno a gente não vê, mas como um professor, num lugar mais elevado a gente enxerga por cima observando com uma visão mais ampla.

Só tenho em mente a agradecer por esta oportunidade que me foi confiada, espero portanto, que este programa possa continuar dando novas oportunidades à novos aprendizes, que irão passar para esta família no decorrer dos anos que virão. Tendo como lição maior em minha pessoa uma nova ideologia de vida para observar a educação ( SEJA EDUCAÇÃO DIGITAL OU EDUCAÇÃO ESTUDANTIL )como futuro para a humanidade. OBRIGADO!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bruno Lima Rodrigues - 18 Anos - turno manhã


Olá! Me chamo Bruno Lima, sou monitor do Seliga na escola Edson Queiroz no turno da manhã. Depois que eu entrei no Seliga a minha vida mudou, e graças a Deus pra melhor. Aqui, nós aprendemos a ter mais responsabilidade e lidar com pessoas de todas as idades, pois a final de contas trabalhamos com elas todos os dias e temos que ter um relacionamento mais harmonioso com os usuários. Antes de ter essa oportunidade era dependente dos meus pais e isso por mais que fosse normal me incomodava um pouco, foi quando decidi mudar e vi que a única saída era estudar para inverter a situação. Fui à luta e hoje estou no Seliga, esse programa maravilhoso, que dá uma chance incrível aos jovens e o mais interessante disso é que me deram uma oportunidade de provar que sou capaz de ensinar o pouco que sei, isso me deixa muito feliz porque de uma certa forma estou contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de outras pessoas. Quero agradecer a família Seliga sem exceção alguma, todos nós nos ajudamos entre si, com isso deixa o trabalho mais produtivo e consequentemente nos motiva a dar cada vez mais o melhor de si.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Acordo Ortográfico

Você já viu muitos textos sobre as novas regras do Acordo Ortográfico. Dessa vez, você verá um pouco mais sobre as regras, só que de uma forma diferente e bem mais divertida: em quadrinhos.












terça-feira, 6 de outubro de 2009

PALAVRA DA DIRETORA


PROFº: Maria Rosangela Moura Vasconcelos.
Formação Acadêmica: Pós-graduação em admistração escolar (UVA)

Atualmente gestora da EMEF EDSON QUEIROZ, situada na AV contorno sul S/Nº- CONJUNTO TIMBÓ- MARACANAÚ
Contamos com um grupo de professores comprometidos com o desenvolvimento da aprendizagem escolar. Como já falava JEAM PIAGET "Nosso papel como educadores, é criar pessoas capazes de fazer algo de novo em vez de repetir o que as gerações anteriores fizeram".
Buscamos desenvolver um trabalho significativo onde todos possam interagir na construção de sua aprendizagem.
Acredito que a "educação" é um caminho para um futuro melhor.

Programa Seliga

Para a escola foi muito gratificante a implantação desse programa, pois há muito tempo nossos alunos desejavam conhecer mais de perto o funcionamento de um telecentro. Esse programa está sendo desenvolvido por dois monitores:
turno da manhã; Bruno Lima, e no turno da tarde; Webert Mackson, onde os mesmos ministram oficinas de informática básica para os alunos do 8º e 9º e Gcompris para os alunos do 2º ao 7º ano. Acompanhado dessas oficinas o programa vem com mais uma inovação o SELIGA NO CINEMA que possibilita aos alunos além do entretenimento o desenvolvimento da aprendizagem.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Professor: Amauri Cazuza


Aréa de Ensino: Cultura e Sociedade
Formação Acadêmica: Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UECE)
Curso de Pós-Graduação:
- Metodologia do ensino da geografia (não concluido)-(UECE)
- Metodologia do ensino da história e da cultura AFRO-BRASILEIRA e indigena (Em Andamento)(FADESNE- UVA)

* COMENTÁRIO SOBRE O SELIGA
A sala de informática do seliga proporciona aos alunos uma aula diferente onde estes podem relacionar a teoria com a prática. O programa também enriquece as aulas lúdicas através do seliga no cinema (sala de vídeo com recurso do data-show), com filmes que agradam a preferência do aluno. Espero que este programa continue evoluindo para proporcionar à todos os alunos da escola Edson Queiroz mais interesse de vir à escola, e inseri-los no mundo virtual.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Felipe rocha Moreira - 6º ano tarde

O Seliga é muito bom, até porque em vez de tá pagando tô aprendendo tudo de graça, além do mais minha família não ia poder pagar um curso de informática pra mim, aqui eu aprendo tudo isso sem gastar nem um centavo à mais no orçamento da minha família.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Macileir Silva Inácio - 6º ano tarde

Eu gostei do Seliga porque eu aprendi a ligar o computador, acessar a internet e fazer várias outras coisas e além do mais ocupa meu tempo pois se não estivesse aqui poderia estar em casa sem fazer nada ou até mesmo no meio da rua.



Vanessa Mota Mesquita - 5º ano Tarde



O Seliga é muito legal. Você aprende muitas coisas. Teve o Seliga no cinema, foi muito divertido porque parecia um cinema de verdade e também porque foi todo mundo da minha sala. O Seliga é uma forma de aprender o que antes a gente não sabia. Na minha opinião o programa é nota 10 parabéns!!!

Vitória Régia - 4º ano da Tarde


Eu acho o Seliga muito legal, eu aprendi a mexer no computador. Tem muitos sites e jogos educativos que nos ajuda a aprender informática e matérias da escola. Acho ótimo e outras pessoas da minha sala também, aprendi muito com o Gcompris. Os professores são muito gentis. Gosto muito deles. O Seliga é nota 10! Obrigada!

Antônia Rayane - 8º "B" ano Tarde



O que eu achei do Seliga? na minha opinião maravilhoso!!!, é uma oportunidade muito grande de aprender e saber mais de informática, sem falar nos cursos que ensina muito e com certeza ajudarão bastante no nosso futuro.
eu sou : Antônia Rayane e faço parte do Seliga!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aula de Campo




No dia 26 de agosto de 2009 os alunos que apresentaram melhor desempenho quanto à disciplina, frequencia, realização de atividades ou seja melhor desempenho, tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Desportivo da Unifor. Tal aula de campo foi realizada com a parceria da Empresa Esmaltec na pessoa do Sra. Ariadna que atendeu a nossa solicitação, viabilizando a visita, o transporte, como também nos acompanhando, juntamente com o Prof.ª de Educação Física, da Empresa, Erica. Fomos recepcionados pelo Diretor do Parque Desportivo da Unifor, srº Carlos Augusto (Carlão) que nos acompanhou por todo o parque fazendo esplanações sobre a estrutura e atividades que complementam o aprendizado de seus universitários. Nossos alunos puderam usufluir de atividades até hoje não vivenciadas pelos mesmos. Essa aula de campo foi uma iniciativa do Prof. de Educação Física Antonio Sombra que vem inovando suas aulas com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas na escola

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O telecentro

O que é um Telecentro e para que serve?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população do país), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet - 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.

O Estado que apresenta o maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal, e o menos incluído é o Maranhão. Entre os mais incluídos temos ainda: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Já entre os menos incluídos estão o Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Vemos que a média educacional mais alta entre essas dez unidades da Federação é a do Distrito Federal: nove anos de estudo e a renda mais alta: R$ 2.255,00 em média. Este dado confirma não só a importância da educação na geração de renda, como a importância de ambas variáveis na inclusão digital. Por outro lado, devido as características do processo econômico-social brasileiro é nítido que mesmo nos Estados mais ricos existe um enorme grau de exclusão digital, como ocorre nas periferias das grandes cidades e em áreas como o Vale do Ribeira (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).


Inclusão digital é sinônimo de Software Livre

Para que a inclusão digital seja economicamente sustentável e vinculada ao processo de autonomia tecnológica nacional, deverá utilizar plataformas abertas e não-proprietárias. O simples fato de desenvolver softwares livres é um elemento de afirmação de nossa cidadania, de nossa inteligência coletiva, de redução da dependência tecnológica e do pagamento de royalties ao Primeiro Mundo. A essência do software livre reside em quatro liberdades que seus usuários devem exercer:

  1. liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
  2. liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades, ou seja, de ter acesso ao seu código-fonte;
  3. liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas;
  4. liberdade para aperfeiçoar o programa e liberá-lo para benefício da comunidade.

O Plano de Inclusão Digital e Alfabetização Tecnológica aprofunda a visão da educação entendida como prática social transformadora da sociedade. A reflexão crítica da sociedade e da mundialização será utilizada para fomentar práticas criativas de recusa de todos os sentidos da exclusão social, inclusive de sua feição tecnológica e concentradora de conhecimento em círculos fechados do Primeiro Mundo. Por isso, o uso do software livre é uma decisão política-educacional.

O que é uso livre?

O uso livre dos equipamentos é a única forma do cidadão aprender a utilizar tecnologia, suprindo suas necessidades e deve ser entendido como uso múltiplo. Os cidadãos poderão imprimir documentos, enviar mensagens eletrônicas, consultar sites governamentais e não-governamentais, fazer pesquisas escolares, acessar sites de entretenimento, usar jogos eletrônicos, entre outras possibilidades. Somente será vetado o acesso aos sites pornográficos, aos que incitam atividades criminosas, que pratiquem discriminação racial, religiosa, de gênero ou preconceito de qualquer natureza.


Porque não se deve pagar pelo uso do Telecentro?

Entendendo a inclusão digital como política pública e o Telecentro como um equipamento público de responsabilidade da esfera governamental para uso da população do entorno, com as mesmas características de um posto de saúde, uma creche, um centro de assistência e etc, deve ter seu produto (inclusão digital) universalizado e acessível para todos os habitantes. Os cidadãos já arcam com impostos nos quais devem ser revertidos em benefícios para a própria comunidade, a exclusão digital é um destes desafios a serem superados. O cidadão que porventura não paga seus impostos, neste caso, por não ter condições ou justamente para estar tão profundamente excluído e marginalizado a ponto de não usufruir de princípios elementares de dignidade humana e sendo assim carece do amplo atendimento e assistência do estado, obviamente, não apenas em inclusão digital. Sendo assim, um telecentro não é gratuito, são os recursos de contribuições e tributos revertidos diretamente para o atendimento da população. Nesse sentido, transformar a inclusão digital em política pública, consolida no mínimo quatro pressupostos:

Primeiro: é o reconhecimento que a exclusão digital amplia a miséria e dificulta o desenvolvimento humano local e nacional. A exclusão digital não se trata de uma mera conseqüência da pobreza crônica, mas torna-se fator de congelamento da condição de miséria e de grande distanciamento das sociedades ricas.

Segundo: é a constatação de que o mercado não irá incluir na era da informação os extratos pobres e desprovidos de dinheiro. A própria alfabetização e escolarização da população não seria massiva se não fosse pela transformação da educação em política pública e gratuita. A alfabetização digital e a formação básica para viver na cibercultura também dependerão da ação do Estado para serem amplas ou universalistas.

Terceiro: a velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha sujeitos e quadros em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento no contexto da mundialização de trocas desiguais e, também, para adquirir capacidade de gerar inovações.

Quarto: é a aceitação de que a liberdade de expressão e o direito de se comunicar seriam falácias se fossem apenas para a minoria que tem acesso à comunicação em rede. Hoje, o direito à comunicação é sinônimo de direito à comunicação mediada por computador. Portanto, trata-se de uma questão de cidadania.


Importância do acesso à Internet no Telecentro.

A maior rede de computadores do mundo é tão importante para um telecentro quanto livros são para uma biblioteca, é uma forma do cidadão excluído interagir com o cidadão incluído, com o poder público, enfim com o mundo exterior, a comunicação via internet hoje é tão importante para o conhecimento quanto o rádio e a televisão, e com rapidez por vezes maior do que revistas e jornais, entendemos que um computador desconectado da internet serve apenas como uma maquina de calcular, uma maquina de escrever e um fliperama. Oferecer acesso à internet em um telecentro é possibilitar que um estudante de ensino fundamental de uma escola pública tenha acesso às pesquisas e estudos de várias universidades é disponibilizar para este mesmo estudante os acervos das principais bibliotecas e museus do mundo, é oferecer a um desempregado que tenha onde escrever seu currículo e inclusive enviá-lo sem custo algum, além de diversas outras utilidades.


Formação e capacitação dos funcionários

A formação tem como base criar uma rede de aprendizagem em inclusão digital e Software Livre, comunicação comunitária e gerenciamento coletivo, além do programa descrito abaixo. Um Telecentro deve ter, no mínimo, um coordenador e um monitor. O coordenador cadastra os usuários, organiza as filas, orienta o uso do espaço. O monitor ministra os cursos de informática básica e de orientação essencial para a navegação na Internet.

Ambos devem ser escolhidos entre moradores da comunidade. Devem ser contratados e remunerados pela entidade responsável.

Tanto o coordenador quanto o monitor deverão receber cursos de:

  • Manutenção de micro-computadores;
  • Sistema Operacional GNU/Linux;
  • OpenOffice.org;
  • Navegação e pesquisa na Internet;
  • Cidadania digital e governos eletrônicos;
  • Gerenciamento e manutenção de Telecentros;
  • Assinatura digital e GnuPG;
  • História da sociedade da informação;
  • Didática de ensino informacional.

Serviços de atendimento (telecentro x sociedade x cidadão)

O espaço do Telecentro, além de ser um ponto de presença do governo, é um ponto de referência da comunidade, portanto, o trabalho de recepção e atendimento ao cidadão é fundamental.

O cidadão é a razão do funcionamento do Telecentro, portanto tem total prioridade. Deve ser atendido tão logo chegue à unidade e encaminhado para as atividades. Não deve haver filas nem aglomeração de pessoas no Telecentro. A organização do local deve ser impecável, de tal forma que não atrapalhe a programação. Porém, deve-se tomar o cuidado de garantir que todas as pessoas sintam-se bem atendidas e confortáveis.

O serviço de atendimento de um Telecentro deve ser tratado como excelência, por isso cada funcionário deve ser devidamente treinado e qualificado ao atendimento ao cidadão usuário de um telecentro. Os telecentros também podem servir como espaço para discussões sociais e locais por exemplo, devendo o funcionário ser devidamente treinado para lhe dar com esta diversificação de funcionalidade do espaço.

O cidadão deve ser respeitado como cidadão e não somente como mais um usuário, nos locais no qual os telecentros devem ser instalados cito grandes periferias e áreas carentes, os cidadãos em sua maioria já são excluídos e portanto o atendimento deverá ser feito de forma a agregar e estimular a volta daquele mesmo cidadão para o uso posterior.

Existem oficinas nas quais poderão ser realizadas conforme o entendimento da sociedade e decisão do Conselho Gestor, inclusive em seu dia e horário de funcionamento, o que por ventura poderá acarretar desagrado a alguns usuários, mas todos os funcionários deverão saber contornar e solucionar a situação conforme aprendido em seu curso de capacitação e seminários.

A melhor forma de manter o ambiente tranqüilo e as atividades bem encaminhadas, é através do atendimento imediato de cada cidadão após a sua chegada ao telecentro.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Empresa e Escola uma Parceria que dá Resultados

A Empresa Esmaltec no intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos educandos viabilizou no último mês de maio a realização do projeto " A Emaltec Vai à Escola - PEVE".

A primcípio, foi realizado na escola um cadastro do pais e parentes de alunos desempregados. Após as inscrições, foi divulgado aos mesmo que os pais
deveriam comparecer à escola para participarem de uma palestra sobre “Cidadania e Empregabilidade”, com um subseqüente processo seletivo.

Os pais e parentes de alunos compareceram à escola nos dias 20/05 e 21/05, assistiram à palestra e participaram da seleção a qual foi ministrada pelo Psicólogo da Esmaltec Daniel Cruz. No decorrer da palestra os pais, foram informados sobre o funcionamento da empresa, suas fábricas, onde trabalham os funcionários, o que ganham como benefícios, como também sobre a parceria Empresa-Escola.

A Escola Edson Queiroz sente-se honrada com essa parceria, espera que a cada ano ela se fortaleça e que possamos continuar desenvolvendo atividades eficientes e eficazes em nossa comunidade.



















quarta-feira, 13 de maio de 2009

Inovando Metodologias na Sala de Aula

Em suas aulas de arte, a professora Virlânia Queiroz, vem utilizando alguns recursos e procurando inovar suas metodologias. Em busca de que seus alunos sintam-se mais motivados e estimulados para desenvolver suas atividades na sala de aula.





 
Subir